Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu nulla vehicula, sagittis tortor id, fermentum nunc. Donec gravida mi a condimentum rutrum. Praesent aliquet pellentesque nisi.

Valorização do Montado

Cortiça, do latim ‘Corticea’

Cortiça é um material recalcitrante de origem vegetal da casca (súber) dos sobreiros (Quercus suber), leve e com grande poder isolante.

O sobreiro é uma árvore com origem no Mediterrâneo Ocidental, e que encontrou em Portugal as condições ideais para o seu desenvolvimento ocupando actualmente uma área de cerca de 730 mil hectares, o que representa mais de 22% da área florestal nacional, e cerca de 32% da área mundial da espécie.

A cortiça é constituida por pequenos alvéolos em forma de poliedro de 14 lados.
Comprimidos com uma densidade que pode ir até 40 milhões por centímetro cúbido.

A suberina, uma complexa mistura de ácidos gordos e álcoois orgânicos pesados, é a substância básica da cortiça, sendo ela impermeável a gases e liquidos, é também resitente ao fogo e aos insectos. O ácido tânico, diminui ainda mais qualquer
tendência para uma deterioração natural, transformando a cortiça num produto virtualmente idestrutível.

O Monta da Bica tem como objectivo valorizar este produto tendo em conta a sua versatilidade e uso múltiplo, que fazem do sobreiro uma espécie de eleição em Portugal, tanto no combate à desertificação física e humana assim como na sua valorização ambiental, económico-social, paisagística e cultural.

A cortiça reúne uma série de qualidades únicas:
É natural, reciclável e biodegradável; muito leve; impermeável a líquidos e
gases; elástica e compreesível; confere óptimo isolamento térmico e acústico; é incombustível e muito resistente ao atrito.

O SOLO

Solos franco-argiolos formados a partir de rochas calcárias, cor pardo-avermelhada ou vermelha com textura franca, franco-argilosa.

O CLIMA

Clima tipicamente Mediterrâneo, com extremos em termos de precipitação e temperatura. Os invernos chuvosos e frios; verões, muito secos e quentes.

AS ÁRVORES

O Monte da Bica conta com uma área total de cerca de 800 hectares com diversas especies de árvores distribuidas por toda a herdade: sobreiros, azinheiras, pinheiros, eucaliptos, entre outras.

O MONTE

No Monte da Bica faz-se extracção de cortiça e produção de eucaliptos.