Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu nulla vehicula, sagittis tortor id, fermentum nunc. Donec gravida mi a condimentum rutrum. Praesent aliquet pellentesque nisi.
_BICAGIN-0-croqp

BIGA GIN

É na escolha da água e dos botânicos que assenta a receita do nosso Gin.

Aromas profundos, com um bouquet muito floral em que sobressai primeiramente a intensidade do zimbro e coentros, seguindo-se a invasão dos citrinos e do rosmaninho.

O sabor de um gin clássico, redondo e equilibrado com notas florais adocicadas e a presença das especiarias bem vincada. Picante e quente, com o cítrico dos coentros à mistura. No fundo de boca encontram-se notas de laranja amarga.

70cl42% vol.

Interessado? Visite a nossa loja online.

Como tudo começou

A Alma dos seus criadores e a Pureza da sua origem.

O destilador Paulo Martins, sendo cozinheiro de formação, é um apaixonado pelos sabores, cheiros e características dos produtos nacionais. Já o gerente João Oliveira, é um filho do Alentejo e conhecedor dos botânicos locais. O “Bica Gin” nasce assim como o primeiro produto da destilaria, reflexo desses ideais e de uma receita com mais de dois anos de afinação, com ingredientes de diversas origens e um processo de destilação completamente manual.

O “Bica Gin” nasce de uma receita com mais de dois anos de afinação e da teimosia de dois jovens que têm os botânicos do mundo na mente e o Alentejo no coração.

Nascido e criado no “Monte da Bica”, o Gin, tal como o Monte, roubaram o seu nome à “Bica” que ali existe há mais de 70 anos.

É desta “Bica” que vem a água e do “Monte” que vêm alguns dos botânicos utilizados, bem como a inspiração deste inovador e desafiante Gin.

O  Conceito

Tudo nasce numa casa de petiscos (antiga propriedade de um dos sócios). Cozinheiro de profissão e de formação, outro sócio lançou o desafio de fazer um Gin. E fizeram!! A receita nasce da busca incessante pelos botânicos ideais e do romantismo de uma herdade alentejana centenária, propriedade do ultimo sócio.

Nesta herdade foram encontrados alguns dos botânicos utilizados, mas foi a água que ditou o caminho que o Bica Gin iria seguir.

O Gin do Monte da Bica com água da Fonte da Bica. Estava encontrado o primeiro ingrediente.

Os outros não apareceram do acaso. Mais de 2 anos de pesquisa, estudo e experimentação.

Cedo se percebeu que a máquina de destilação seria peça fundamental para a perfeita obtenção dos aromas mais desejados.

Feito especialmente para a “Destilaria Monte da Bica” e desenhado pelos proprietários, tipicamente português, com capacidade de 500 L a Banho Maria, aquecido a lenha numa fornalha em “tijolo de burro” e com lentilha de refluxo, o Alambique revela-se imprescindível para que o conceito se mantenha artesanal. É puro artesanato fazer Gin com este equipamento. Só assim se consegue a pureza e delicadeza de um destilado. Presença constante a cada destilação…. cada fio de destilado é contemplado com todos os 5 sentidos. A relação entre o homem e a máquina, têm que ser perfeitas para tudo sair perfeito.

É desta harmonia entre o campo, a água, a máquina e o homem que nasce o Bica Gin.

Venha connosco nesta viagem. Prometemos que não se vai arrepender!!

Como é feito…

É na escolha da água e dos botânicos que assenta a receita do nosso Gin. No entanto, o processo não é assim tão simples: cada botânico tem o seu próprio tempo de maceração e alguns nem sequer podem macerar, para que não impregnem todo o álcool.

Explicando o processo…

O álcool puro (96% vol.) com base de cereais (arroz e trigo) é aromatizado com os botânicos em dois processos distintos e em recipientes diferentes, onde, num deles, uma parte dos botânicos fica a macerar por 24 horas e noutro, outra parte permanece numa infusão com outros botânicos. Existem também botânicos que não irão macerar e serão apenas adicionados aquando da destilação, quer num cesto próprio para o efeito quer directamente no álcool.

Após a diluição do álcool e um dia passado, a destilação irá começar.

Botânicos

O zimbro da Macedónia, os coentros da Ucrânia, a canela do Sri-Lanka e a procura do equilíbrio entre o amargo e o doce dos cítricos, formam o principio do Bica Gin e comprovam a exploração das diferentes origens e sabores da botânica.

A Lúcia-lima, a camomila, o rosmaninho e a flôr de laranjeira simbolizam o coração e os sabores do nosso Alentejo.

O cardo e as barbas de milho, espelham a loucura da busca incessante dos botânicos da nossa propriedade.

A raiz de lírio e o mel arrebitam e arredondam o Bica Gin.

 

Bica Gin, tem a alma dos seus criadores e a pureza da sua origem…